segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A NATUREZA E A URBANIZAÇÃO



Ao longo da história do homem, percebemos as várias formas de ocupação do solo nas diferentes regiões da Terra, adequadas e incorporadas às diversas condições climáticas, seja nos pólos, seja nos climas temperados ou tropicais. Notadamente, o avanço tecnológico e a urbanização da paisagem impulsionaram grandes transformações à natureza, principalmente após a Revolução Industrial que, através de um processo contínuo, trouxe, à luz do dia, debates antes ignorados.

Se por um lado o progresso tecnológico proporcionou uma melhoria da qualidade de vida como a erradicação e controle de doenças, novas vacinas, encanamento de água, tratamento de esgoto, lixo etc, por outro, impulsionou um desenvolvimento abrupto das cidades, verificado no século XX, exigindo não só grandes demandas na obtenção de recursos naturais, mas também de infra-estruturas, numa escala antes inimaginável. A urbanização desordenada causa problemas ecológicos: o desequilíbrio crescente entre a população e os meios materiais e, em contrapartida, a contaminação em todas as suas manifestações. A natureza humanizada, através das modificações do ambiente, alcança maior expressão nos espaços ocupados pelas cidades, criando um ambiente artificial.

Enquanto pensamos na escala global, o Brasil não se apresenta tão diferente. Nossas matas estão devastadas, o Nordeste vive mais um período de seca. Os solos no centro-oeste encontram-se cada vez mais degradados, cresce a poluição atmosférica no Sudeste, avança o desmatamento sobre a Amazônia, contabilizam-se crescentemente os grandes problemas sociais.


Então, respodam:
Na sua opinião, como é possível haver o avanço da urbanização sem necessariamente haver a destruição da natureza.

13 comentários:

Unknown disse...

As pessoas reciclando mais,e não construindo muitas indústrias!!!!!!!!!!!1


;)

Unknown disse...

é só nao construir mais indústrias,e preservar a natureza!!

Unknown disse...

A natureza vem sendo subtituida por contruções, edificios, e assim tendo por consequencia na sociedade.

Unknown disse...

As pessoas podem se industrializar sem precisar desmatar as florestas e poluir as cidades. Reciclando os materiais de que não precisam mais ou ainda doando.

Anônimo disse...

Acho que a preservação e a reciclagem é a saída pra tudo. Se todos se consientizarem e aprenderem a reutilizar, o mundo estaria muito melhor. Todos só falam em preservação mas tenho certeza que é da boca pra fora...
E as megaempresas tem que se preocupar com o planeta, mas de forma sustentável sem interferir no seu desenvolvimento, ok?
Bye!

Nêga

Unknown disse...

sa pessoas cuidando da natureza e não destruilas, evitando construções disnecessárias.

Anônimo disse...

Se todas as pessoas ajudarem, e cada uma fizer um pouco para ajudar o mundo progredir sem que seja preciso destruir a natureza, o mundo vai mudar para melhor, e a natureza também, portanto, basta as pessoas se concientizarem.
Gabriela

Unknown disse...

prseservar a natureza,não construir muintas indústrias e reciclar objetos reciclaveis.






pacobahyba e francisco

Unknown disse...

como gabriela alves disse, as pessoas podem se industrializar sem desmatar as florestas e poluir cidades.Seria bem melhor assim :)

Anônimo disse...

Hanvendo um planejamento urbano serio, areas de reflorestamento e uma maior consientizaçao da sociedade para os problemas ambientais.

Thomaz.

Unknown disse...

as pessoas tem que ter consciência para reciclar e não construindo industrias.

Caio Lucena disse...

Para mim não tem como conter 100% o desmatamento pois em alguns casos é preciso desmatar para a expansão das cidades, para haver onde as pessoas morarem. Mas em alguns casos tem como no desmatamento ilegal, nestes casos poderia mandar oexercito que aqui no Brasil não é muito utilizado, podia também incentivar mais a reciclagem e descobrir novos tipos de combustives menos poluentes.

Anônimo disse...

Não é preciso não construir mais indústrias, e nem é preciso conter 100% o desmatamento, mas sempre fiscalizar e aplicar punições severas em caso de exploração do meio ambiente, e nos casos das indústrias é só evitar o despejo de qualquer substância tóxica diretamente em meio natural.