segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A EXPLORAÇÃO DOS ANIMAIS SILVESTRES



No último dia 04 de outubro foi comemorado o dia dos animais e da natureza, e não poderíamos deixarmos passar em branco. Procuraremos dar ênfase maior as espécies animais que, muitas vezes, além de serem destruídas também são exploradas pelo homem.
Uma das mais polêmicas quanto a exploração do homem aos animais se encontram nos circos do mundo inteiro.
Os animais usados nos circos são geralmente animais silvestres, alguns até em vias de extinção, que costumam ser capturados ainda filhotes em caçadas que resultam na morte de seus pais.
São treinados a executarem determinadas rotinas muitas vezes por métodos violentos e diários, que incluem açoitamento, choques elétricos, objetos pontiagudos, espancamentos com barras de ferro e pedaços de pau, queimadura das patas etc.. A maioria têm suas garras e dentes arrancados e/ou serrados para não representar tanto perigo.
A maioria desses animais adquire comportamentos neuróticos por viverem em cativeiro.
Além das diversas torturas dos treinamentos, esses animais são mantidos trancafiados ou acorrentados em pequenas jaulas sem a mínima condição de higiene.


Acontecimentos



Abandono de Animais pelos Circos

Setembro de 1985: Um circo fechou em Campinas/SP e deixou seus dois leões passarem fome e sede. Os animais foram recusados pelos jardins zoológicos paulistas, que alegaram saturação de leões.

Abril de 2000, Jornal O Diário Popular: Atibaia/SP - Circo Bartholo abandona quatro leões dentro de uma jaula, em um terreno baldio da prefeitura, no bairro de Guaxinduva, zona rural de Atibaia/SP.

21 de Abril de 2000, Jornal O Globo: Nova Iguaçu/RJ - Circo Vostok abandona sete leões em condições precárias, em um galpão na Lagoinha, em Nova Iguaçu.

04 de Janeiro de 2003, Folha de São Paulo: Mário Stankovich, proprietário do Circo da Romênia, abandona três leões dentro de duas jaulas, em uma praça no centro Sumaré/SP. 25 de Janeiro de 2003, um dos leões veio á óbito.

06 de Maio de 2002, Jornal Zero Hora: Eldorado do Sul/RS - Circo do México abandona duas leoas dentro de uma jaula, em uma propriedade de Eldorado do Sul, próximo à BR-290.

19 de Abril de 2004, Diário de Pernambuco: Pajeú/Recife - Circo Hatari abandona um urso pardo adulto, dentro de uma jaula, em uma rua próxima ao centro da cidade. O urso estava subnutrido e era alimentado com fubá e água há quatro anos, segundo informações do próprio dono do circo.

Julho de 2005, TV Paranaense: Circo abandona leão em Irati/PR.

18 de Outubro de 2005, TV Paranaense: Circo abandona um casal de leões em uma jaula, em condições precárias. Palmeira/PR

19 de Dezembro de 2005, Jornal Globo Online: Circo abandona cinco leões na caçamba de uma Carreta, no km 40 da rodovia MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Lagoas/MG.

23 de Abril de 2008, Paraná Online: São José dos Pinhais/SP - Circo Aurora abandona seis animais, entre eles três cavalos, duas lhamas e um urso.

28 de Junho de 2008, Jornal Folha Online: Votuporanga/SP - Circo abandona leoa em uma carreta.



Fugas dos Animais em Circo

14 de Fevereiro de 2000, Jornal O Dia: Itaguaí - Leoa do Circo Real da Espanha é capturada após fuga.

08 de Agosto de 2000, Folha de São Paulo: São Simão/SP - Seis leões, do American Country Circu, fogem e são mortos a tiros de armas e fuzis.

28 de Novembro de 2001: Uma leoa do Circo Fantástico Show fugiu de uma jaula em Paracuru/CE, sendo perseguida pelo Pelotão da Polícia Militar, Ibama, entre outros. A fuga ocorreu em decorrência de um acidente de trânsito com a caminhonete que rebocava a jaula da leoa, que se abriu, permitindo a fuga. A leoa foi morta a tiros pela Polícia Militar no dia 06 de dezembro de 2001.

07 de Dezembro de 2001, Jornal O Globo: Paracuru-CE - Leoa Chitara, fugitiva de um circo, é capturada e morta a tiros.

20 de Março de 2004, Jornal da Globo: Belém/PA - Leão abandonado por circo foge de um sítio. O animal ficava em uma jaula abafada e pequena, de apenas três metros quadrados, quando o mínimo necessário para um bicho do porte dele seria cem metros quadrados.

27 de Abril de 2003, Reuters: Moscou - Dois leões fogem do Circo de Sergueiev Possad após matarem o domador.

12 de Novembro de 2003, Jornal Agora: São Paulo/SP - Bambi, elefanta do Circo Stankovich, foge para a Radial Leste, movimentada avenida da zona leste de São Paulo.

16 de Dezembro de 2005, Jornal A Notícia: Campo Alegre/SC - Urso foge de circo e causa tumulto em Campo Alegre. O animal foi recapturado cerca de duas horas mais tarde, no quintal de uma residência no centro do município.

12 de Maio de 2006, Jornal a Notícia: Palhoça/SC – Elefante foge de um circo.

14 de Novembro de 2006, CBN Curitiba: Curitiba/PR - Pônei foge do Circo Áurea.

03 de Julho de 2007, Agência do Estado: Curitiba/PR - Avestruz foge de circo. O bicho só foi pego porque caiu numa valeta quando fugia por uma BR movimentada

09 de Dezembro de 2007, Portal Meio Norte.com: Cuiabá/MT - Leão foge da jaula de um circo.



Ataques dos Animais em Circo

Novembro de 1988: Maíra Arruda da Silva, de cinco anos, e sua irmã Marina Arruda da Silva, de dois anos, foram atacadas e mortas por um casal de leões que escaparam da jaula armada no picadeiro em Coronel Fabriciano/MG. O tio delas se feriu ao tentar salvá-las. Os leões foram apreendidos e os proprietários do circo foram levados a responder inquérito por duplo homicídio culposo.

1996 – Uma fêmea de elefante do Circo do México esmagou seu tratador Adão Ostroski, de 22 anos, em Santos/SP. O animal, de 4 toneladas, pegou o rapaz pela tromba e o arremessou ao chão para depois pisoteá-lo.

10 de Abril de 2000, Jornal O Globo: Recife/PE - Quatro leões, do Circo Vostok, matam garoto durante o intervalo das apresentações. Os leões foram eutanasiados.

25 de Abril de 2000, Reuters: Bangcoc/Tailândia - Jovem britânica morre após ser pisoteada por elefante em resort tailandês.

16 de Dezembro de 2000, Jornal do Terra: Bengal/Índia - Tigres matam domadora durante uma apresentação com nove tigres.

17 de Agosto de 2001, Jornal O Dia: Quitandinha/PR – Leoa, do Circo Imperial do México, ataca trapezista.

26 de Dezembro de 2003, Jornal O Popular: Aparecida de Goiânia/GO - Tigresa, do Big Circo Mundial, ataca funcionário embriagado. O homem sofreu lesões no ombro e no braço e foi operado.

01 de Fevereiro de 2005: Indiana/EUA - Elefante mata homem em um circo em Fort Wayne, no Estado da Indiana. O animal esmagou um dos tratadores quando era colocado em um caminhão para transporte.

28 de Maio de 2005, Jornal Zero Hora: Porto Alegre/RS - Um tigre, do Circo Bremer, ataca seu domador.

05 de Junho de 2005, Jornal Zero Hora: Porto Alegre/RS - O leão Simba, do Circo Rodeio Búfalo, foi morto, com choque, pelo seu domador após atacar menino no picadeiro, durante apresentação que era vista por cerca de 400 pessoas.

20 de Julho de 2005, Jornal Tribuna Livre: Ervália/MG - Uma chimpanzé, do Circo Koslov, arranca o dedo mínimo da mão direita de um menor de 12 anos.

23 de Outubro de 2007, Na Hora Online: Serra/ES - Leão do circo Rostok ataca mulher e arranca braço.

26 de Fevereiro de 2008, Folha Online: China - Leão de circo arranca braço de criança. Em Fevereiro de 2007, um tigre matou uma menina de seis anos de idade que esperava para ser fotografada em um zoológico da Província de Yunnan, no sudoeste da China. Em Abril, 16 funcionários do governo foram demitidos por negligência depois que um crocodilo tentou comer um menino de 9 anos em um zoológico de Guangxi, no sudeste chinês.


Outros Acontecimentos

1980-2000: No Circo Di Napoli foi feita uma promoção perigosa durante vinte anos: quem bebesse uma lata de cerveja dentro de uma jaula com uma leoa, ganhava doze latas de cerveja como prêmio. Essa promoção só foi suspensa em 2000, depois da morte de um menino atacado por leões de circo.

05 de Setembro de 2000, Jornal Diário Catarinense: Xaxim/SC - Tigre do Circo Super Star morre por falta de comida. O veterinário que o examinou afirmou que o animal tinha desnutrição de último grau. Apesar de receber tratamento, seus órgãos não reagiram. A Polícia Ambiental encaminhou um termo circunstancial do ocorrido para a promotora do Ministério Público em Xaxim.

2001: Foi aberto processo no Ibama contra o Circo Garcia por maus tratos aos seus chimpanzés. Foi denunciado que eles são usados até os quatro anos de idade para entreter pessoas (por aluguel) e, depois disto, são confinados em cubículos para somente procriarem. Depois dessa idade, o comportamento dos chimpanzés não é mais dócil. Os bebês são separados das mães para serem treinados e já, aos adultos, não é permitido socializar.

21 de Março de 2004, Diário Catarinense: Penha/SC - Gato persa morre após cair de uma altura de 20 metros durante apresentação no Circo Beto Carrero.

Julho de 2004: Rio de Janeiro/RJ - Leão, em estado lastimável de saúde, é encontrado no Circo Koslov.

Outubro de 2003: Penha/SC - Morre Madú, elefanta que viveu anos no circo Di Napoli e passou o final de sua vida no Beto Carrero. No laudo dizia que a elefanta morreu com um raio na cabeça, apesar de ter vivido ao redor de uma cerca eletrificada.

Janeiro de 2004: São Paulo/SP - Cerca de 130 animais, do Zoológico de São Paulo, morrem por envenenamento

Junho de 2004: Bauru/SP - Dois tigres-de-bengala, do Zoológico de Bauru, são eutanasiados, pois fugiram e os dardos com tranqüilizantes não surtiram efeito.

Junho de 2004: Matelândia/PR - Morre leão que aguardava transferência após fechamento do Zoológioco de Matelândia.

Julho de 2004, Click RBS: Florianópolis/SC - Dois leões e dois tigres são apreendidos em um circo. Os bichos sofriam maus-tratos diários dos criadores. A fêmea teve suas unhas algumas presas arrancadas, além de está cega de um olho.

Julho de 2004: Sorocaba/SP - Uma onça macho e um leão, do Zoológico de Sorocaba, foram eutanasiados, já que não tinham mais serventia.

28 de Outubro de 2005, Jornal do Commercio: Campo Grande/RJ - Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente descobriram um leão preso na casa do dono do Circo Koslov, Jésus Mario. “Baby”, de 15 anos, trabalhou no circo e, segundo o dono, estava “aposentado”.Jésus Mario foi autuado em flagrante por maus tratos aos animais e depois liberado.

09 de Julho de 2005, Jornal Vale Paraibano: Campos de Jordão/SP - Dois tigres do Circo Stankowich adoeceram e morreram por conta do frio.

09 de Fevereiro de 2006, Jornal Último Segundo: Itaboraí/RJ - Leão é encontrado com sinais de maus-tratos, dentro de uma jaula enferrujada, em frigorífico abandonado


Alimentação:
Há também o fato que alguns circos colocam anúncios em jornais de compra de cães e gatos velhos para darem como alimento aos leões. Outros contratam crianças e jovens de baixa renda para capturarem cães e gatos das ruas, para o mesmo fim!

Fevereiro de 1995: O Circo Balmen dava cachorros e gatos vivos para seus três leões famintos em Diadema/SP, no ABC paulista. Segundo denúncias, quem doasse um animal doméstico podia assistir gratuitamente ao espetáculo circense.

Agosto de 1999, foi publicado em um jornal de Recife, por Marco Bahé, que o Washington Circus (circo mineiro) comprava gatos sob cotação de R$ 1,00 por cabeça. O objetivo era alimentar um casal de leões. O circo estava instalado na cidade de Ibimirim, município do Sertão Pernambucano.

07 de julho de 2001, no Jornal Primeira Mão havia um anúncio do Cico Di Nápoli, no qual se dizia o seguinte: COMPRO GATOS E CACHORROS velhos. Pagamos bem. Rua Miguel Mota, 125 (Celso Borracheiro - Circo Di Nápoli).


Agora depois de ler tudo isso sobre os animais nos circos, expresse a sua opinião sobre o assunto

18 comentários:

Unknown disse...

Acho tudo isso muito errado, pois os animais são seres vivos como a gente e não merecem ser maltratados.

Unknown disse...

na minha opiniao os animais no circo são muito maltratados,por que são obrigados a fazer numéros para divertir as pessoas,e principalmente ganhar dinheiro, com isso os animais são violentados
por causa da ganância das pessoas por dinheiro.isso não pode continuar.

Unknown disse...

O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade. Esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil participa com 15% desse valor, aproximadamente 900 milhões de dólares!!!

Unknown disse...

acho que deveria ter animais no circo pois eles é que são a atração!Deveria ter uma lei contra os mal-tratamentos dos animais!!!!!!!!

;)

Unknown disse...

Bom,eu acho que tudo que essas pessoas fazem com alguns animai é muito errado. Animais podem não falar mas tem sentimentos como nós humanos. Pessoas de circo maltratam elefantes,leões,focas e outros para fazer apresentações. Esses animais sofrem muito!

Anônimo disse...

Eu sou totalmente contra, pois da mesma forma que os seres humanos sofrem com vários tipos de exploração os animais também sofrem. Além do que esses animais sofrem fisicamente existe o desestruturação psicológica do bicho, fazendo ele sofrer muito mais.
OS BICHINHOS SOFREM GENTEEEEEE!


Nêga =]

Unknown disse...

na minha opinião isso é muito errado pois os animais sofrem maus tratos são mal alimentados por isso algumas veses eles atacam as pessoas.

Unknown disse...

as pessoas que atuam essas crueldades com os animais não sabem que do mesmo jeito que sofremos eles tabém sofrem, devemos nos concientizar!

Anônimo disse...

pelo meu ponto de vista, o trabalho de animais em circos, deveria ser proibido, os animais tinham que ser soltos, e não obrigados a trabalhar.
Gabriela

Anônimo disse...

Aê Andrielle, não concordo com você, acho que não deveria ter animais no circo, pois todos sabemos que leis quase nunca são respeitadas, ok?
E que de qualquer forma eles seriam maltratados pra que o que os donos queram seja executado.
é minha opnião
Bye...

Unknown disse...

O que os circos fazem com os animais é completamente ridículo. E ainda mais a maioria deles só fazem pra ganhar dinheiro.
Os animais são seres vivos como nós humanos, então eles sentem com o que fazem com eles. Os animais devem ficar no seu habitat. Na minha opinião os circos não deviam pegar esses animais pra fazer atrações, nem com bons tratos.

Unknown disse...

O que os circos fazem com os animais é completamente ridículo. E ainda mais a maioria deles só fazem pra ganhar dinheiro.
Os animais são seres vivos como nós humanos, então eles sentem com o que fazem com eles. Os animais devem ficar no seu habitat. Na minha opinião os circos não deviam pegar esses animais pra fazer atrações, nem com bons tratos.

Unknown disse...

É notória a importância da proteção de áreas que venham a abranger os diversos tipos de ecossistemas para a conservação ou preservação da grande biodiversidade do Brasil. No passado, a preocupação centralizava-se na preservação de espécies em parques e reservas, sem levar em conta a sobrevivência da espécie humana. Não se pode ignorar a presença do homem nestas áreas, quer seja o índio ou o colono. Hoje, sabe-se que isto é impraticável e se preconiza o uso racional ecológico da fauna e flora. Passou-se, então a se falar em desenvolvimento sustentado. Este termo tem sido largamente empregado e na maioria das vezes sem o conhecimento de seu exato significado ou como promove-lo. A exuberância da flora e da fauna brasileira levou a idéia errônea de que eram inesgotáveis. Não houve a preocupação em sua conservação ou mesmo seu conhecimento, centenas delas desapareceram sem ao menos serem conhecidas. Um exemplo disto é resultante das pesquisas do Professor Augusto Ruschi com a fauna ornitológica espírito-santense: levantamento realizado em 1967-68 indicou 760 espécies e subespécies em seus 55.597 km², e após 10 anos, 1978, havia apenas 555, ou seja, desapareceram nada menos que 205 espécies (RUSCHI, 1979). E nas demais regiões do País? Neste sentido São Paulo dá importante contribuição com o lançamento do projeto “Biota-FAPESP”, com o objetivo de mapear e analisar a biodiversidade dos seus quase 250 mil quilômetros quadrados.


Lei de Proteção à Fauna
Pela Lei n.5.197, de 3 de janeiro de 1967, de Proteção à Fauna, todas as espécies da nossa fauna silvestre são de propriedade do Estado, ficando proibida a caça profissional e a amadorística só seria permitida em áreas específicas. A introdução de espécies exóticas dependeria de parecer técnico. Esta Lei reduziu a caça predatória, mas provavelmente devido a falta de campanhas maciças de educação das populações e de preparo de equipes (base física, equipamentos e treinamento) em número adequado quer seja para a fiscalização, orientação e/ou substituições alternativas da caça de subsistência, levaram a resultados bem inferiores aos
desejados. Como conseqüência de interpretações dúbias por parte dos órgãos fiscalizadores, resultou, também na redução ou quase extinção das criações e pesquisas da fauna autóctone em cativeiro.


Caça e domesticação
Desde o início da colonização, sobressaindo-se no tempo do Império, ficaram famosas iguarias
preparadas com exemplares de nossa fauna, quase todos provenientes de caça, pois não existe relato de domesticação, quer seja por parte dos nossos índios ou pelos colonizadores. Acreditava-se qu os animais do Brasil não tinham o potencial genético para a domesticação (DOMINGUES, 1968). Segundo KERR (1996) “não havia a necessidade de domesticar, pois havia muita fartura de caça”, os índios mantinham em suas tribos apenas os animais de estimação, denominados de xerimbabos. No ano de publicação da Lei n.5.197, foram exportados 100.000 peles de capivara oriundas de caça. RUSCHI, (1979) conta que, na liquidação de uma firma, em Vitória (ES) foram encontrados cerca de 100.000 peles de beija-flores e muitas toneladas de plumas de emas. Mesmo após a promulgação da Lei de Proteção da Fauna, devido a grande dificuldade de fiscalização, principalmente nas mais longínquas regiões do Brasil, toneladas de peles e milhares de animais são contrabandeadas do país. Uma da formas de diminuir o extrativismo, seria promover e incentivar a criação de animais silvestres em cativeiro. Quando se captura e mata, por exemplo, ema na natureza, causa-se um desequilíbrio no ambiente onde a ema desempenhava um papel importante, como componente com função biológica definida no ecossistema. O mesmo não ocorre quando ela é explorada economicamente em cativeiro, com proteção, reprodução e seleção genética para melhorar sua produtividade, passando a categoria de animal doméstico. Aliás, é interessante destacar que esta espécie sul-americana, a ema (Rhea americana) é o exemplo de ave com potencial para exploração comercial de dois famosos ornitólogos, Augusto Ruschi e Helmout Sick, porém, somente após o sucesso na América do Norte e Europa, é que está despertando o interesse de uns poucos pecuaristas brasileiros. Já em 1985 o Prof. Sick afirmava: “Apesar de tão grandes potencialidades, em um mundo onde tudo se traduz imediatamente em lucro, a ema é uma espécie que marcha a passos largos para a extinção se não for criada sistematicamente (SICK, 1985)”. Além da ema, outras espécies de aves brasileiras têm potencial para a domesticação, quer seja para exploração de carne e plumas, ou como ave ornamental e algumas como animal de estimação, os xerimbabos dos nossos índios. Segundo RISCHI, (1979), as principais seriam espécies de pelo menos 20 Famílias: Tinamidae, Cracidae, Anatidae, Phasianidae, Psophidae, Columbidae, Psittacidae, Trochilidae, Trogonidae, Ramphastidae, Cotingidae, Rupicolidae, Pipridae, Corvidae, Turdidae, Parulidae, Tersinidae, Thraupidae, Fringilidae e Eurypygudae. Além das aves, muitos mamíferos, répteis e peixes podem vir a ser criados em cativeiro, e explorados como pecuária alternativa.


Criação em cativeiro
Os colonizadores trouxerem para o novo continente os animais e plantas que conheciam, fundamentando praticamente toda a exploração agropecuária nestas poucas espécies. Não se detiveram em estudar, selecionar e domesticar espécies da fauna e flora, com raras exceções para alguns exemplares da flora. Ainda hoje, poucos pesquisadores da área de ciências agrárias, estudam espécies autóctones. Quem conseguiu dominar a reprodução do maravilhoso pintado em cativeiro, não foi um técnico, e sim um produtor rural que conta com uma equipe norte-americana de pesquisadores, e mesmo assim há apenas 3 anos. Em Londres, as mascotes preferidas são as araras canindé (Ara ararauna) e vermelha (Ara macao), o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e o tucano (Ramphasto toco) e é mais fácil e mais barato comprar uma destas aves na Europa e EUA, que nas escassas lojas autorizadas no Brasil, provenientes de uns três criadouros comerciais, fortalecendo o comércio ilegal.


Produção de alimento
São muitas as espécies da fauna brasileira com potencial para serem explorados na produção de
alimentos. Seguindo com o exemplo da ema (Rhea americana), esta espécie sul-americana vem sendo estudada principalmente em Universidades da América do Norte, e explorada como produtora de carne vermelha e de gordura (GIANNONI, 1996). O óleo tem sido comercializado com vários propósitos e a sua utilização como medicamento de uso humano e animal foram patenteados este ano nos EUA (FEZLER, 1999). Embora os nossos índios já utilizassem a gordura com esta finalidade, lamentavelmente, nenhuma universidade brasileira pesquisou ou pelo menos descreveu sua composição, como o fez a fazendeira norte-americana (FEZLER, 1995). É inadmissível que na Amazônia, nos dias atuais, áreas sejam desmatadas para a criação de gado vacum, quando já ficou demonstrado que esta espécie não é a mais adaptada ao ambiente para a produção de carne. Em livro publicado pela FAO, SMITH (1998) comparando a produção de carne em floresta do Panamá, mostrou que um grupo de pacas tem capacidade de produzir a mesma quantidade de carne por unidade de área e tempo, que o bovino, com a grande vantagem de não ser necessário derrubar a floresta. Esta publicação divulga alguns animais que podem ser utilizadas na alimentação humana, sem agredirem tanto os ecossistemas como os animais da zootecnia tradicional. Será o bovino a melhor espécie para produzir alimento no semi-árido nordestino? Nas secas, bovinos morrem sobrevivendo as emas, os tatus, os mocos e outros


Pacobahyba e francisco

Anônimo disse...

na minha opiniao isso é muito errado, por que um animal é um ser vivo e nao deve ser maltratado por niguem.




marina beltrao

Anônimo disse...

Na minha opniao os animais nao deveriam trabalhar nos circos por serem maltratados, privados de liberdade e por serem obrigados a fazerem coisas que vao contra a sua natureza.

Thomaz.

Caio Lucena disse...

Para mim o trafico e os maus tratos a animais silvestres é muito errado pois faz com que várias espécies fiquem ameaçadas de extinção, e com a grande diminuição de animais de certa espécie, isso altera todo um ecossistema e põe em risco a existência de outras espécies que antes não eram afetadas. E alem do mas quando você compra animais silvestres no mercado negro você está dando dinheiro a bandidos, e este dinheiro acaba sendo repassado pra outros tipos de tráficos como o de armas, de drogas e etc. Por isso que pra mim não se deve nem maltratar nem comprar animais silvestres no mercado negro, se for pra ter um que seja liberado pelo IBAMA e que você cuide dele bem

Anônimo disse...

Os animais de um modo geral, não deveriam ser usados nos shows de circo, e se fosse permitido, que houvesse no mínimo uma fiscalização sobre isso. Os animais não aprendem nada sem uma pequena recompensa nem um pequeno castigo, o problema é que nos circos esse "castigo" é muito forte, quase sempre machucando e mutilando seriamente os animais.

Unknown disse...

É importante lembrar também das agressões aos animais feitas pelas indústrias de cosméticos, visto que muitas delas AINDA testam seus produtos em animais, que passam por diversas torturas.