segunda-feira, 12 de maio de 2008

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo o site wikipédia, Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.
Existem várias outras definições para o termo responsabilidade. Podemos citar, entre elas, as seguintes:
Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.
Podemos citar um exemplo: A implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas forma de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local.
Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar o máximo mudanças bruscas.
Observe-se que há outras interpretações.
Um outro exemplo:
Uma empresa que patrocina um time de futebol ou volei que supostamente tem condições de se manter sozinho é responsabilidade social?
Sim, desde que a relevancia do fato de determinada empresa efetuar tal patrocínio tenha relevancia social e seja de amplo espectro de aplicação. Tornando mais fácil ao acesso da educação, esporte, cultura, entre outros a comunidade local envolvida.
Ainda há dois outros tipos de responsabilidade social que geralmente é adotada por empresas e grandes corporações:

1 - Responsabilidade social corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

2 - Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

Grandes empresas nos últimos anos tem adotado em suas filosofias a prática da responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade como um todo. Bancos, grandes empresas e indústrias vem colaborando, por exemplo, com o apoio a organizações ambientalistas, financiando projetos sociais e investindo em diversas áreas, como a educação por exemplo.
Um exemplo é a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S/A) empresa brasileira que tem inúmeros projetos ambientais a exemplo do vídeo a seguir:



A atividade dessa semana consiste em pesquisar individualmente de forma escrita para o próximo dia 27 de maio o seguinte:

1 - Uma empresa que tenha em sua filosofia ações/projetos de responsabilidade social e/ou ambiental;

2 - Apresente a ação/projeto dessa empresa e também o seu objetivo.

OBS: O trabalho só será aceito até a data determinada.

Um comentário:

Unknown disse...

1 - O banco HSBC
2 - O nome do projeto é Future First. Ele tem como duração de 5 anos (2007 a 2012) e seu objetivo é atender cerca de um milhão de crianças em situação de rua ou moradoras em instituições de abrigamento, beneficiando os países nos quais o HSBC está presente e que vivenciam essa realidade.