segunda-feira, 19 de maio de 2008

TRANSPORTE E POLUIÇÃO DO AR

O Transporte contribui com parcelas significativas nas emissões globais de agentes poluidores do ar. Os Países do 1o mundo são responsáveis por quase 70% das emissões.
No Brasil, as cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) são as mais atingidas com este problema. São Paulo apresenta níveis de monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2) no ar que excedem bastante aos recomendados pela organização mundial de saúde. No Rio de Janeiro as maiores taxas de poluição são de matéria particulada e o SO2.
Estudos realizados em São Paulo mostram que 94% das emissões de monóxido de carbono, 77% de hidrocarbonetos, 82% de óxido de nitrogênio, 73% de óxido de enxofre e 31% das matérias particuladas são de responsabilidade dos veículos motorizados. Destes, os automóveis são responsáveis por mais de 90% das emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos e mais de 60% das emissões de óxido de nitrogênio. Os ônibus, por sua vez, são os maiores responsáveis pela emissão de óxidos de enxofre e matéria particulada.




Como pode-se observar, o automóvel é a principal fonte poluidora da atmosfera. Se considerarmos ainda a eficiência de cada modalidade, verifica-se que o automóvel polui, por passageiro transportado, 28 vezes mais do que o usuário de transporte público, segundo estudos realizados pelo sociólogo e engenheiro Eduardo Vasconcellos. Enquanto um automóvel despeja 25 gramas de carbono por Km, equivalente 18g por passageiro transportado, o usuário de ônibus despeja apenas 0,6 gramas.
A situação, neste caso, tende cada vez mais a piorar. A cada ano são batidos novos recordes na produção de veículos particulares e a tendência é aumentar ainda mais, com as instalações de novas fábricas de automóveis no país. Em São Paulo, por exemplo, as viagens por automóveis vêm crescendo proporcionalmente muito mais do que as de transporte coletivo. Para piorar a situação a produção de carros a álcool, combustível muito menos poluente do que a gasolina, praticamente foi reduzida a zero.
Como os investimentos em transporte coletivo vêm se tornando cada vez mais escassos, ao contrário dos investimentos que privilegiam o automóvel, resta aos municípios medidas operacionais paleativas, como o rodízio de carros, quando o índice de qualidade no ar atinge níveis insuportáveis.

A atividade consiste na elaboração de um texto que responda a seguinte questão:

O texto fala sobre a poluição do ar a partir da liberação de agentes poluentes emitidos pelos veículos. São diversos gases que tornam (devido a grande quantidade emitida) o ar cada vez menos impróprio para a nossa respiração. Como consequência disso temos um número cada vez maior de pessoas com problemas respiratórios.

Responda:
Já que somos nós os principais causadores desse problema, quais medidas deveriam ser tomadas para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos?

14 comentários:

Unknown disse...

É preciso baixar o nível de poluentes do ar, e também não usar muito meios de transporte como o carro, moto e outros poluentes.

Unknown disse...

Devemos diminuir a venda e uso de automóveis que usam combustiveis fosséis como gasolina e diesel, proibir a fabricação de produtos que agridem como geladeiras que usam CFC e desodorantes a base desse mesmo gás, multar e punir mais severamente os provocadores de queimadas entre outros.

Unknown disse...

Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. Testes realizados com hidrogênio têm mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.

Mateus disse...

Tirar os carros movido a gasolina,os esgotos e punir a quem poliui o ar e joga lixo na rua e que piora a nossa respiração.

Unknown disse...

diminuir o uso de automóveis , que se movem a partir de combustíveis como gasolina e diesel, o uso de gases inapropriados pela sociedade, e PRINCIPALMENTE a população ter consciência de suas atitudes, pois devemos pensar em nós e no futuro.

Unknown disse...

sadevemos diminuir a utilizaçao de veiculos e usar trasporte públicos,
porque seria melhor para nao poluir o meio ambiente.

Unknown disse...

Algumas medidas DEVEM ser tomadas por qualquer cidadão para reduzir as emissões são: manter seu veículo regulado, evitar trafegar em horário de pico, usar transporte público, como ônibus, usar a bicicleta, oferecer carona ao seu vizinho, não queimar lixo ou mato, abastecer seu veículo no período noturno, etc. Devem concientizar as pessoas, entorno de um meio de comunicação, por exemplo, como a televisão.

Alice :}

Nina :) disse...

O QUE DEVEMOS FAZER PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE ?


• Substitua a lâmpada incandescente normal por uma fluorescente compacta (lfc)
As lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas frias) consomem 60% menos energia que uma incandescente normal. Essa simples troca reduz a emissão de carbono em 136 kg por ano.

• Limpe ou troque os filtros de seu aquecedor e ar-condicionado
Limpar um filtro de ar sujo pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 159 kg por ano.

• Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia
Ao escolher um eletrodoméstico, como fogão, geladeira, freezer ou microondas, por exemplo, procure sempre o selo de certificação do Procel - Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica. Ele garante que você está levando um equipamento com eficiência comprovada e economia garantida. Se cada um de nós substituísse seus aparelhos pelos mais eficientes disponíveis no mercado, reduziríamos todos os anos 175 milhões de toneladas em emissão de dióxido de carbono.

• Use o varal ao invés de usar a secadora sempre que possível
Você pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em 317 kg se usar o varal para secar a roupa por 6 meses durante o ano.

• Desligue os aparelhos eletrônicos que não estiver usando
Você reduzirá a emissão de dióxido de carbono em milhares de quilos se desligar sua televisão, aparelho de DVD, aparelho de som e computador quando não estiver usando-os.

• Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando-os
Mesmo quando desligados, aparelhos como secadores de cabelo, carregadores de telefone celular e televisão, consomem energia. A energia usada para manter displays de relógio e chips de memória funcionando, é responsável por 5% do consumo de energia elétrica doméstica e emite 18 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera todo ano.

• Ligue a lavadora de louça apenas quando estiver com sua capacidade total preenchida e utilize-a no modo de economia de energia
Fazendo isso você pode reduzir em 45 kg por ano a emissão de dióxido de carbono.

• Recicle seu lixo
Reciclando metade do lixo produzido em sua casa no período de um ano, você pode reduzir sua emissão de dióxido de carbono em mais de 1 tonelada.

• Compre produtos feitos de papel reciclado
É necessário de 70 a 90% menos energia para produzir papel reciclado, além de prevenir o desmatamento de florestas.

• Plante uma árvore
Uma única árvore absorve 1 tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. A sombra gerada pelas árvores também reduz os gastos com ar-condicionado de 10 a 15%.


GRUPO: marina e eduarda. (:

Caio Lucena disse...

Deveria ser feita uma fiscalização com as industrias para diminuirem a quantidade de poluentes soltos no ar. E para quem discumprisse pagar uma multa pesada.
E também parassem de desmatar e obrigassem que as industrias plantassem mais arvores pois assim as arvores limpariam o ar.

Unknown disse...

É PRECISO BAIXAR O NÚMERO DE POLUENTES E RECICLAR MAIS OS LIXOS RECICLAVEIS .PLANTAR MAIS ÁRVORES E USAR MENOS DESODORANTES SPRAY.
CUIDE BEM DESTE PLANETA.



FRANCISCO CARLOS

۩ Gabriel Phillip ۩ disse...

ººººººº°°TRANSPORTE E POLUIÇÂO DO AR°°ºººººººººººº

Vamos diminuir o uso de carros que usam gasolina e disel(nao so como carro tambem outros automoveis!

*SUGESTAO*usar bicicletas(KKK)

Diminuir o uso produtos com cfc como desodorante.

criar leis que ajudem a diminuição desses produtos::

ººBy Bielºº

Unknown disse...

Devemos diminuir o uso de automoveis e utilizar mais Ônibus ou andar de bicicleta que não polui o meio ambiente

Unknown disse...

Deixar de usar carros e passar a usar mais a bcicleta. Parar de jogar lixo na rua. Usar menos agrotoxico nas plantas. Adotar projetos que ajudem a melhorar a qualidade do meio ambiente.

Caio Lucena disse...

fazer com que as industrias diminuissem a quantidade de gases poluentes jogados no ar, e fazer automoveis que tirassem sua energia da luz solar.