terça-feira, 8 de abril de 2008

TECNOLOGIA RIMA COM ECOLOGIA?

Neste início de século 21, dois assuntos estão na boca de todo mundo: o aquecimento global, grave ameaça à nossa existência na Terra, e a revolução tecnológica, que muda radicalmente a economia, o trabalho, a cultura, nossos hábitos e a maneira como nos comunicamos.
Como essas duas tendências essenciais de nossa era se relacionam? O avanço tecnológico ultraveloz contribui para o aquecimento da Terra ou pode ajudar a tornar a atividade humana mais sustentável? O que aconteceria se todo mundo – somos 6,7 bilhões – tivesse computador, celular, etc.?
Segundo pesquisa da consultoria Gartner, a cadeia de produção, consumo e descarte de PCs e celulares é responsável por 2% do total das emissões de gás carbônico. Parece pouco, mas só os oito países mais poluidores do mundo emitem mais de 2% do total de CO2 lançado na atmosfera por ano.
O impacto ambiental começa na produção, que usa quantidades enormes de água e matérias-primas, passa pelo consumo de energia e desemboca no lixo tecnológico. O descarte inapropriado contamina o solo e os lençóis freáticos com metais tóxicos, como chumbo.
Por outro lado, a substituição do correio tradicional pelo e-mail e a digitalização de documentos reduzem o consumo de papel. A internet também possibilita que as pessoas trabalhem a distância, evitando deslocamentos e viagens.
“A tecnologia é uma ferramenta poderosa para tornar nossa vida na Terra mais sustentável. Mas, se utilizada de forma irracional, pode nos levar ao desastre”, diz Enrique Montero, pesquisador em tecnologia eletrônica da Universidade de Cádiz, na Espanha.

Impactos:

*2% da emissão
Porcentual de emissão de gás carbônico liberada pela indústria de PCs e celulares.

*600 milhões
Toneladas de CO2 por ano equivalente ao porcentual de 2% de emissões.

*8 países
Só os oito países mais poluidores emitem 2% ou mais do total de CO2.


Baseado no texto acima, texto esse que mostra a importância da utilização da teonologia de forma que não prejudique o meio ambiente, pesquise sobre a aliança feita recentemente entre a Intel, Google e Microsoft, entre outros, para criar metas para a preservação do meio ambiente.

Postem aqui no blog o nome desse projeto e o seu objetivo em relação ao meio ambiente. Será que trará benefícios para o meio ambiente? por que?

5 comentários:

Unknown disse...

com a tecnologia, podemos destruir, e ter um bom desenvolvimento, afinal hoje em dia se existe TUDO, pra TUDO !
mas podemos dizer, que a tecnologia naum é muito favorável pro lado ecologia, pois é com máquinas (tecnologia) que se corta, as árvores, que sedá a poluição com motores, e etc...

Unknown disse...

Nome: Climate Savers Computing Initiative

Objetivo: reduzir em 54 toneladas a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa até o ano de 2010.

Resposta: Sim trará muitos benefícios ao meio ambiente, pois vai reduzir o aquecimento global, o efeito estufa, entre muitas coisas que hoje fazem mal ao nosso planeta.

Unknown disse...

Nome “Climate Savers Computing Initiative”

Objetivo reduzir em 54 toneladas a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa até 2010.

Sim,porque pelo menos vã ter como fazerem suas plantações se ter nenhum problema de fumaças.

Unknown disse...

O nome do projeto é “Climate Savers Computing Initiative”.
O seu objetivo é de reduzir em 54 toneladas a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa até 2010.
Sim, pois vai diminui a poluição e vai ajuda o meio ambiente.

Anônimo disse...

Nome: Climate Savers Computing Initiative

Objetivo: reduzir em 54 toneladas a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa até o ano de 2010.

Resposta: Sim trará muitos benefícios ao meio ambiente, pois vai reduzir o aquecimento global, o efeito estufa, entre muitas coisas que hoje fazem mal ao nosso planeta.


bjus