terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Gêneros Literários

Após ler e pesquisar a respeito dos gêneros literários, defina a partir das fontes que você consultou a definição desse termo e o publique em nosso blog em comentários.

16 comentários:

Unknown disse...

Genero literário são as "modalidades" de qualquer obra literária.

André Luiz

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

GêNEROS LITERARIOS

os Gêneros Literarios são conhecidos e geralmente são divididos, segundo Aristóteles , em narrativo, lírico e dramático.
Todos as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais representam fielmente a realidade, e os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

Anônimo disse...

Desde a antigüidade, os gêneros literários são conhecidos e geralmente são divididos em:
Romance-um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos.
Fábula-é um texto de caráter fantástico, e não tem nenhuma semelhança com a realidade. Os personagens principais são animais, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Conto-é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa que conta situações rotineiras.Caracteriza-se por personagens breviamente retratados.
Crônica-é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve e com toque de humor e crítica.
Novela-é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto.
Alám destes gêneros literários existem outro bem conhecidos que são empregado em livros e filmes.



Bjxx Maíra Gomes =)

Unknown disse...

genero literario eh uma literatura que Todas as modalidades literárias são influenciadas pelos personagens e pelo espaço e pelo tempo que se ocorre.

Unknown disse...

O gênero narrativo tem o obejetivo de narrar uma história, com variados jeeitos. As narrativas saaum diferen ciadaas por linguagens: • a verbal (oral ou escrita)• a visual (por meio da imagem)• a gestual (por meio de gestos)!

É classificado tambeem por todo texto em que teem um foko narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho.

- Romance – é texto que contem tempo, espaço e personagens definidos de caráter verossímil.
- Fábula – é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). nas Fábulas os personagens principais são animais, com a finalidade de transmitir alguma lição de moral.
Epopéia ou Épico
– é uma narrativa feito em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Um bom exemplo é Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.
- Novela – é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações.
esses são algums exemp´los de Gênero Literário !

Unknown disse...

A Literatura é a arte que se expõe pela palavra seja ela falada ou escrita.
Existem três gêneros:

Lírico: quando um “eu” passa um tipo de emoção ou estado.
Dramático: quando os atores se apresentam por meio de palavras e gestos.
Ético: quando existe uma narrativa de fundo histórico.

Nina :) disse...

Eu entedi que a leitura a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita.Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo,estrutura, e segundo os clássicos,conforme a "maneira de imitação",podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros.
Um genero Dramatico é em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Isso significa que entre autor e público desempenha papel fundamental o elenco que representará o texto.O genero lirico é um instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daí, a métrica o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.o genero épico ele se refere à narrativa em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. É uma poesia objetiva, impessoal, cuja característica maior é a presença de um narrador falando do passado. O tema é, normalmente, um episódio grandioso e heróico da história de um povo.o genero narativo é visto como uma variante do gênero épico, enquadrando, neste caso, as narrativas em prosa. Dependendo da estrutura, da forma e da extensão, as principais manifestações narrativa.Em qualquer das três modalidades acima, temos representações da vida comum, de um mundo mais individualizado e particularizado, ao contrário da universalidade das grandiosas narrativas épicas, marcadas pela representação de um mundo maravilhoso, povoado de heróis e deuses.As narrativas em prosa, que conheceram um notável desenvolvimento desde o final do século XVIII, são também comumente chamadas de narrativas de ficção.

Poderíamos reconhecer ainda o gênero didático, despido de ficção e não identificado com a arte literária,o didático costuma ser delimitado como gênero especial, que fica fora da verdadeira literatura".


ass: Marina karla

Unknown disse...

Desde a antigüidade, os gêneros literários são conhecidos e geralmente são divididos, segundo Aristóteles, em narrativo, lírico e dramático.
Todos as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais representam fielmente a realidade, e os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história

THOMAZ,francsco,matheus pacobahyba.

Mateus disse...

Gênero Literário é dividido em 3 partes: narrativo, lírico e dramático. Todos os Gêneros Litérarios pode ter os não-ficcionais e os ficcionais. Os não-ficcionais mostram fielmente a verdade e os ficcionais inventam um mundo de mentiras.

Unknown disse...

O gênero literário pode manisestar-se em prosa e verso, como:
- Gênero Lírico
(ex: elegia, idílio)
- Gênero Dramático
(ex: comédia, tragédia)
- Gênero Narrativo
(ex: romance, novela)
- Gênero Épico

Unknown disse...

Gênero literário é a divisão da literatura em varias partes de acordo com que a pessoa acha do texto, por exemplo: se a pessoa acha engaçado é humor
Alguns gêneros são: tragédia, drama, comedia, opera, ficção, lírico, épico, entre outros


julia vitoria
gabriela alves

Unknown disse...

gênero literário é um instrumento de comunicação social e também transmite os conhecimentos e a cul
tura e o povo.
o genero literário se dvide em dois grupos:textos em versos e textos em prosa.E também possui fábulas,romances,e outros.

Unknown disse...

os gêneros literários são conhecidos e geralmente são divididos, segundo Aristóteles, em narrativo, lírico e dramático. Todos as modalidades literárias são influenciadas pelos personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais representam fielmente a realidade, e os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

Anônimo disse...

Romance - um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos.
Fábula - é um texto de caráter fantástico, e não tem nenhuma semelhança com a realidade. Os personagens principais são animais, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Conto - é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa que conta situações rotineiras.Caracteriza-se por personagens breviamente retratados.
Crônica - é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve e com toque de humor e crítica.
Novela - é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto.
Alám destes gêneros literários existem outro bem conhecidos que são empregados em livros e filmes.

Bj morena.

Unknown disse...

1° É a letra “C”

2° É a letra “C”

3º É a letra “A”

4º É a letra “B”

5º É a letra “B”

6º É a letra “B”

7º É a letra “D”

8º É a letra “E”

9º É a letra “E”

10º É a letra “B”

11º É a letra “A”

12º É a letra “B”

13º É a letra “C”

14º É a letra “A”

15º É a letra “A”

pétala patrícia ...