segunda-feira, 2 de junho de 2008

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A AMAZÔNIA TEM PREÇO?

A maior floresta do planeta a floresta Amazônica está localizada na Região Norte do Brasil, e possui uma área de cerca de 5,5 milhões de km², fazendo parte de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. É a maior floresta tropical úmida do planeta e com maior biodiversidade. A Amazônia Legal se estende por nove estados brasileiros: Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso, representando mais de 61 % do Território Nacional.

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes.

O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.

um relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) mostra que o empresário sueco Johan Eliasch, da ONG Clean Earth, estaria anunciando que a Amazônia poderia ser comprada por US$ 50 bilhões.



Você acha que a floresta Amazônica realmente tem preço? Justifique sua resposta.

15 comentários:

Unknown disse...

Não. A amazonia é um lugar muito bonito e rico em recursos naturais e ninguem nem nada pode substituir, destruir ou comprar isso.

Unknown disse...

bom,
a Amazonia nao tem preço,mas algumas pessoas pensam q tem.
Precisamos preservar a Amazonia para que outros paises nao pensem que ela tem preço!

Unknown disse...

nao.ela eh nosso i so vai ser nossa com a divercidade de animais i arvores belas junto com a natureza.
:P

Caio Lucena disse...

Não. Pois a Amazônia não é uma floresta importante só para o Brasil, mas para o mundo todo, a Amazônia deve ser preservado pois lá abriga varias especies que só vivem lá, especies em extinção e é uma floresta muito grande

Mateus disse...

Lamentavelmente ausente do debate político-eleitoral, a questão ambiental finalmente conseguiu algum espaço na mídia em meio às eleições. Foi preciso, no entanto, que o tema viesse de fora do país - e travestido de ameaça à soberania nacional. Pelo menos é assim que foi recebida a proposta de “privatização”de grandes áreas da Amazônia para impedir que o desmatamento da região continue a aumentar o risco de mudanças climáticas em todo o mundo. O plano, que teria sido apresentado pelo ministro de Meio Ambiente britânico, David Miliband, durante reunião no México, segundo um jornal britânico, prevê a compra de grandes áreas da Amazônia para proteger a biodiversidade e o clima global. Essas áreas seriam administradas por um consórcio internacional. A reação da imprensa brasileira foi imediata, o governo brasileiro se mexeu, Miliband desmentiu a história e a honra nacional foi salva.

Unknown disse...

nãão, a amazônia é um bem sem preço, com um unico valor e motivo de orgulho pra sociedade, por isso nada e niguém pode ser subtituir o mesmo.

Unknown disse...

não. Porque a amazonia não é um produto para as pessoas comprarem.

Unknown disse...

não,porque ela é um a floresta para todos.é rico em minérios,etc.e todos devemcuidar dela!!!!!!!!!!

:)

Unknown disse...

a amazonia não tem preço nenhum mas ela é o local mais bonito e milhonario recursos naturais.pessoa nada pode substituira amazonia



francisco carlos e thomaz

Unknown disse...

não, a amazônia não tem preço porque é um lugar rico,em tudo apesar de vários problemas estarem aconteçendo(queimadas,cortando as madeiras das arvores e etc).muitas pessoas pensam que cortando as arvores estão fazendo o bem para o planeta, mas na verdade nao estao fazendo, o papel na verdade é um recurso utilizável mas está fazendo o mal para a floresta amazônica.

Unknown disse...

A amazônia é uma fonte de riqueza natural que nao deve ser dada de mão beijada a outras nações, por isso não deve ser uma área internacional.
Nunca no mundo pegaram uma área de algum país p tornarem internacional, seria como tirar o alasca dos u.s.a ou as piramides do egito.
E interessante é que Se a amazonia, por exemplo, ficasse na europa ou nos estados unidos, jamais haveria tal hipotese.
E Parte da devastação se dá pela invesão ilegal, inclusive de estrangeiros. Se a área ficar internacional, haverá maior devastação, pois todos se acharão no direito de interferir,e devemos lembrar que os outros paises já destruiram suas proprias reservas naturais e são eles de modo ilegal invandindo a amazonia é que fazem estragos com a biopirataria, um fato que mostra que eles não merecem soberania na amazonia.
A amazonia faz part do territoria brasileiro, sempre foi do brasil e os brasileiros nunca a devastaram como outros paises fizeram com suas riquezas naturais.
É dever do brasil cuidar do que é seu e proteg

Anônimo disse...

Acho que a amazônia tem preço sim!
É um lugar lindo, porém é uma área normal como qualquer outra...
Acho que dessa forma que está sendo vendida é totalmente ilegal... Se alguém quiser comprá-la, é só negociar com os donos dela, que somos nós!
E é provalvelmente impossível que os brasileiros queiram vendê-la, mas do jeito que tudo acontece hoje em dia... É melhor não descartar essa idéia assim tão rapido.

É o que eu acho, mas cada um tem a sua opinião...

Bjs
Maíra :)

Unknown disse...

A Amazônia se para ser vendida ela teria um preço muito caro, por sua riqueza e beleza, mas ela NÃO DEVE SER VENDIDA, porque a AMAZÔNIA PERTENCE A NÓS DOS PAÍSES: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Ela é importante para todo o planeta, então deve ser preservada.

:}

۩ Gabriel Phillip ۩ disse...

єu αcЋø quє α αмαzôηiα ρødєriα ŧєr ρrєçø...ηãø ŧødα cøмρłєŧα мαs αłguмαs ραrŧєs siм. ρør ŧαηŧø quє usєм uм ŧiρø dє αcørdø ρrøмєŧєηdø ηãø dєsмαŧαr,мαŧαr αηiмαis α bєirα dє єxŧiçãø...є øuŧrαs cøisαs....

By sЋαdє

۩ Gabriel Phillip ۩ disse...

sɐlvǝɯ os nɐzisʇɐs!!!!